quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Iteligencia Realcional estudo 3



IEADCEMAR-Culto de educação cristã


INTELIGENCIA RELACIONAL A LUZ DA BÍBLIA

COMO MELHORAR MEU RELACIONAMENTO

(ESTUDO 3: por DANIEL RAMOS)

PERSONALIDADE HISTRIONICO

Aprender para melhor conviver

Como se caracteriza ?

Caracteriza-se pela tendência a ser dramático, buscar as atenções para si mesmo, ser um eterno "carente afetivo", comportamento sedutor e manipulador, exibicionista, fútil, exigente e lábil (que muda facilmente de atitude e de emoções). Aspectos essenciais

• Busca freqüentemente elogios, aprovações e reafirmações dos outros em relação ao que faz ou pensa.

• Comportamento e aparência sedutores sexualmente, de forma inadequada.

• Abertamente preocupada com a aparência e atratividade físicas.

• Expressa as emoções com exagero inadequado, como ardor excessivo no trato com desconhecidos, acessos de raiva incontrolável, choro convulsivo em situações de pouco importância.

• Sente-se desconfortável nas situações onde não é o centro das atenções.

• Suas emoções apesar de intensamente expressadas são superficiais e mudam facilmente.

• É imediatista, tem baixa tolerância a adiamentos e atrasos.

• Estilo de conversa superficial e vago, tendo dificuldades de detalhar o que pensa.

Causas
A causa é indefinida, entretanto, deve-se considerar fatores biológicos e, principalmente, hereditários e ambientais/familiares. Não raro alguns histriônicos foram privados de atenção e afeto por parte de algum dos pais. Contudo sabe-se também que pessoas que têm familiares em geral com transtorno de personalidade, principalmente histriônico/histérico, limítrofe/borderline, anti-social/sociopático e narcisista, têm 2 vezes mais chances de apresentar o histrionismo; e pessoas que têm familiares muito próximos (pais e avós) com personalidade histriônica ou borderline têm 5 vezes mais chances de haver traços do primeiro distúrbio. Assim como a histeria, o histrionismo é mais comum nas mulheres e ou homens efeminados.

Como identificar

Pessoas histéricas/histriônicas quando sentem que não são mais o centro das atenções

• Histriônicos com freqüência exibem uma aparência, comportamento e fala provocante ou inadequada.

• As emoções são intensas mas superficiais

• Histéricos buscam persistentemente elogios e aprovações como forma de ganhar afeto podendo, a partir da aparência física, terem uma forma de ganhar atenção.

• Uma das características principais do transtorno é a autodramatização

• Histéricos buscam persistentemente elogios e aprovações como forma de ganhar afeto podendo, a partir da aparência física, terem uma forma de ganhar atenção.

COMO LIDAR COM OS HISTRIÔNICOS
O histriônico vive para receber atenção. Fazer bonito para aparecer é o que mais gosta. É dramático naturalmente. Não se percebe exagerado. É como não se visse no espelho. Nem dá ouvidos a quem o alerta. Acredita que tudo o quanto faz está correto. Se você tentar fazê-lo admitir que está equivocado vai receber retaliação ou verá um drama digno de pena.

Porém ignora-los, ou simplesmenta afata-los de convivio não ressolverá.Ame-os, com paciencia, ganhe sua atenção e admiração, e na proporção certa, oriente os com amor, dê lhes amor sincero, orinte os para as coisas importantes e consistentes, elogie cada e todo progresso adquirido por estes.

Tanto para quem convive com o histrionico como para quem tem esta personalidade, estes conselhos e exortações apostólicos devem valer se:

1. "O amor seja não fingido. Aborrecei o mal e apegai-vos ao bem." (Romanos 12 : 9)

2. "Na pureza, na ciência, na longanimidade, na benignidade, no Espírito Santo, no amor não fingido," (II Coríntios 6 : 6)
3. "Purificando as vossas almas pelo Espírito na obediência à verdade, para o amor fraternal, não fingido; amai-vos ardentemente uns aos outros com um coração puro;" (I Pedro 1 : 22)

Todos somos devedores do Amor, quando amamos, as demais coisas passam a ser secundárias, Os que possuem tais caracteriscas são carentes de amor e afeição, e nosso Deus a ninguém despreza, o facto de eles se esforçarem para chamara nossa atenção, é sinal de que somos importantes em suas vidas, mesmo que ainda não saibam o quanto!

Um comentário: