terça-feira, 19 de janeiro de 2010

INTELIGENCIA REALCIONAL- VISÃO GERAL

 IEADCEMAR-CULTO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ
SÉRIE: INTELIGENCIA REALCIONAL A LUZ DA BIBLIA.
COMO A BÍBLIA PODE AJUDAR A MELHORAR NOSSOS REALCIONAMENTOS.
ESTUDO 1 ( por Daniel Ramos)

Todos ja ouvimos ao menos uma vez na vida frases com: " você é único" ; "não existem ninguém comparado a você".." naõ existem duas Marias iguais"..etc..`
É claro, todas estas colocações para reapssar aidéia de que somos mesmo seres únicos,nossas digitais que o digam!
E se não fossemos seres sociavéis, cuja existencia por só declara uma forma de vida em familia,comunidade, enfim,existencia de convívio pacífico e construtivos, nãoteriamos  a preocupação quanto ao relacionamento com nosso semelahante. Logo, diante da variedade de indivíduos e suas caracteristicas únicas, e  ainda suas paranóias e disturbios, faz se necessário mais que regras de convivencias, é preciso Conhecimento, para melhor convivermos , e esta é nossa proposta, é não estuadremos apenas alguns conceitos cientificos quanto a personalidade, mas, a  medida em que vamos avançado, iremos analisando o conceito bíblico para convivermos entr4e  irmãos e comunidade.
Assim sendo estudaremos nas próximas terças:

Inteligência Relacional à luz da Bíblia


Compreender para melhor conviver

Considera-se que a característica mais notável do Ser Humano é a sua individualidade, e que todo o ser humano é portador de um genótipo singular, que faz com que jamais dois seres humanos (com possível exceção dos gêmeos idênticos), tenham sequer a potencialidade de um desenvolvimento idêntico, sobretudo quando a todas essas diferenças genéticas acrescentarmos as diferenças que ocorrerão nos ambientes e nas experiências de cada indivíduo. Estas peculiaridades, ou seja, os traços de personalidade são perceptíveis a partir das reações diferenciadas das pessoas no grupo, determinando assim o seu temperamento. A partir do seu temperamento podemos avaliar ou entender sua personalidade.

1. Como se forma a personalidade?

1-O que constitui a personalidade?

2- Como esta se forma?

3- Quantos tipos podem ser catalogados?

4-Quais as características mais evidentes de cada uma?

Todas essas perguntas têm ocupado os cientistas das áreas da psicologia, psiquiatria e psicanálise ao longo das últimas oito décadas.

Personalidade é o conjunto de características psicológicas que determinam a individualidade pessoal e social de alguém.

A formação da personalidade

é processo gradual, complexo e único a cada indivíduo. O termo é usado em linguagem comum são o sentido de "conjunto das características marcantes de uma pessoa", de forma que se pode dizer que uma pessoa "não tem personalidade"; esse uso no entanto leva em conta um conceito do senso comum e não o conceito científico aqui tratado.

A personalidade é aquilo de nós que se apresenta aos outros. É a dimensão do indivíduo que é percebida, vista e entendida. Em termos simples, é aquilo que aparece; o nosso jeito de ser para os outros.

Os fatores formadores da personalidade são dois:

1. Os heredo-constitucionais (que são os fatores da predisposição genética, inata, aquilo com que nascemos), e

2. fatores ambientais (as primitivas experiências emocionais com os pais, o ambiente cultural e as experiências da realidade da vida de cada um, isto é, aquilo que adquirimos).

Logo o que difere uma personalidade de outra, pode atrair ou afastar as pessoas umas das outras, levando-as à desenvolver um bom ou mal relacionamento.

Problemas de relacionamento

O relacionamento entre pessoas é a forma como eles se tratam e se comunicam.

Quando os indivíduos se comunicam bem, e o gostam de fazer, diz-se que há um bom relacionamento entre as partes.

Quando os indivíduos se tratam mal, e pelo menos um deles não gosta de entrar em contacto com os restantes, diz-se que há um mal relacionamento.

O problema de relacionamento começa quando um indivíduo;

• se sente desmoralizado por outro, e

• procura evitá-lo.

Quando dois indivíduos se antagonizam, por muitas vezes a sociedade não sabe quem é o responsável pela inimizade, uma vez que não acompanha por completo a vida dos dois, e talvez não viu o incidente.

Por isso, a maioria dos infratores costumam ficar a sós com a vítima e pessoas de interesses comuns, evitando cometer um incidente na frente da autoridade, e principalmente na frente de um líder ou amigo da vítima.

 nosso grande desafio, viver em harmonia respeitando as diferenças e ajudando a corregirmos naquilo que  é preciso, sem ofender, vivendo o amor que Deus ensina.

SALMO 133

1 OH! quão bom e quão suave é que os irmãos vivam em união.
2 É como o óleo precioso sobre a cabeça, que desce sobre a barba, a barba de Arão, e que desce à orla das suas vestes.
3 Como o orvalho de Hermom, e como o que desce sobre os montes de Sião, porque ali o SENHOR ordena a bênção e a vida para sempre.

At. 2:43-46
43 E em toda a alma havia temor, e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apóstolos.

44 E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum.
45 E vendiam suas propriedades e bens, e repartiam com todos, segundo cada um havia de mister.
46 E, perseverando unânimes todos os dias no templo, e partindo o pão em casa, comiam juntos com alegria e singeleza de coração,

Nenhum comentário:

Postar um comentário