terça-feira, 27 de abril de 2010

Tipos de Milagres quanto à ação e seus participantes.

C U L T O D E E D U CA Ç Ã O C R I S T Ã

SÉRIE: Como Receber o Milagre de Deus

AUTORIA: Pr. Robson Brito - Presidente

MINISTRANTE: Ev. Daniel Ramos – Co-pastor da Sede

Textos Introdutórios: Isaías 43.13 e Salmo 74.12

Parte 2: Tipos de Milagres quanto à ação e seus participantes.

A título de estudo, para efeito didático, podemos distinguir os milagres, do ponto de vista de quem toma parte neles, classificando-os em Diretos ou Indiretos.

De um lado, podemos dizer que os Milagres Diretos são aqueles que a Bíblia diz explícita ou, implicitamente, que são operados pela Santíssima Trindade ou pelos seres angelicais, ou individualmente pelo Pai, Pelo Filho Deus (nosso Senhor Jesus Cristo) ou pelo Espírito Santo. Por outro lado, os Milagres indiretos (que estudaremos no próximo estudo) tem como diferença básica dos diretos o fato de neles haver a participação de um ser humano como ministrante, intercessor ou instrumento.

I. PARTICIPANTES DOS MILAGRES DIRETOS
1. Milagres operados pela Santíssima Trindade – A Bíblia mostra cerca de 50 milagres operados diretamente pela Trindade.

Exemplos de alguns Milagres operados pela Trindade: A Criação dos Cosmos (Gn 1 e 2; Pv 8.22-31; Sl 104; Hb 11.3); a criação do ser humano (Gn 1.26,27); A Confusão das línguas dos arrogantes construtores da torre de Babel (Gn 11; Is 13.1).
a) O Sujeito Ativo é a Trindade;
b) O Sujeito Passivo são respectivamente: a natureza, Adão/Eva e os homens que participavam da construção da torre de Babel.

2. Milagres operados pelo Espírito Santo – Dentre alguns milagres que a Bíblia indica a operação direta do Espírito Santo temos como mais poderoso o de Romanos 8.11, em que Paulo declara que o Espírito Santo ressuscitou o corpo terreno de Jesus de Nazaré.
a) O Sujeito Ativo é o Espírito Santo;
b) O Sujeito Passivo é corpo terreno de Jesus;

3. Milagres operados pelo Anjos – A Bíblia narra 14 milagres operados diretamente pelos anjos.

Exemplos de alguns Milagres operados por seres angelicais, comissionados por Deus: Cegando os homossexuais maníacos da cidade de Sodoma (Gn 19.9-11); destruindo o exército assírio de Senaqueribe (2 Rs 19.35); libertando o apóstolo Pedro da prisão pública de Jerusalém (At 12.1-7).
a) Os Sujeitos Ativos são os anjos;
b) O Sujeito Passivo são respectivamente: os devassos de Sodoma e os membros da família de Ló; os guerreiros da Assíria; e Pedro bem como os guardas da prisão.

LIÇÕES:
1) EXISTEM MILAGRES QUE SÃO ANTAGÔNICOS. Como aqueles contra os construtores da Torre em Babel e contra os sodomitas. No caso deste último para estes homens foi um milagre negativo, mas para Jó e sua família foi um milagre de libertação (às vezes o que é bênção para o servo fiel ao Senhor é juízo para o ímpio)! Isso pode acontecer hoje!

2) SE O MESMO ESPÍRITO SANTO QUE RESSUSCITOU, AO TERCEIRO DIA, O CORPO DE JESUS NAZARÉ ESTÁ AO NOSSO DISPOR (Rm 8.11) para afastar de nós a morte para a qual a natureza carnal quer nos empurrar, poderemos perceber Deus operar milagres de natureza extremamente espiritual como por exemplo:
o testemunho do Espírito que somos filhos de Deus (Rm 8.14ss.);
contar com a intercessão do próprio Espírito (Rm 8.26);
e, principalmente, o covencimento (Jo 16.8) e
a regeneração das pessoas (Jo 3.5, Tt 3.5).
Oremos pedindo estes milagres do Espírito!

3) OS ANJOS, HOJE, AINDA PODEM OPERAR MILAGRES PARA BENEFICIAR O POVO DE DEUS. "Não são todos eles espíritos ministradores, enviados para serviço a favor dos que hão de herdar a salvação?" (Hb 1.14). Podemos orar pedindo anjos para ministrarem em nosso favor?

4) O PODER OPERANTE DA PALAVRA NÃO ACABOU NEM DIMINUIU. O poder criador (verbo hebraico asa - com matéria prima) e creador ( verbo hebraico “bara” - sem matéria prima) continua o mesmo para a Trindade. Hebreus 11.3 declara que os mundos foram criados (melhor seria “creados”) pela Palavra E Génesis 1:3 – “E disse Deus: Haja luz; e houve luz”.
Receber milagres Deus exige o exercício da fé, que é Crer, Dizer e Agir com a Palavra!
a) Romanos 10.8-10: “A palavra no nosso coração e na nossa boca”
b) João 15.7: “A palavra em nós”
c) II Corintios 4.13: “ Cri, por isso falei.”

A Fé ativa a unção ou seja o Poder de Deus é liberado para fazer
aquilo que as palavras declaram para acontecer!

****** Próximo Ensino: Milagres Indiretos ******