segunda-feira, 21 de junho de 2010

Parte 7: Milagres operados por Deus por meio do ministério do Apóstolo Pedro

C U L T O D E E D U CA Ç Ã O C R I S T Ã

SÉRIE: Como Receber o Milagre de Deus

MINISTRANTE: Pr. Robson Brito
Início

Texto Bíblico: Mateus 16.9; Atos 3: 1-10 e At 9.32-35.

Parte 7: Milagres operados por Deus por meio do ministério do Apóstolo Pedro

Em Atos 3: 1-10, através de Pedro e João, acontece a cura de um coxo; em Atos 5: 15, o apóstolo faz muitos milagres; e, em Atos 9: 32-43, acontece a cura de Enéias e a ressurreição de Dorcas. Ele conseguiu agir da mesma forma que seu Mestre e, com isso, ajudar os enfermos e necessitados.

I. A CURA DE UM COXO E DE ENEIAS (Atos 3: 1-10 e At 9.32-35).

Lição 1 - ESPIRITUALIDADE: Os milagres costuman acontecer em um ambiente de espiritualidade com pessoas que tem um estilo de vida de oração (At 3.1).

Lição 2 - SINERGIA: Sinergia é a ação ou esforço simultâneos; cooperação, coesão; trabalho ou operação associados, o que gera ampliação do efeito ou a potencialização da ação de uma ou de mais pessoas que agem por um bem comum. Para a realização do milagre de Deus, há algo especial na sinergia do seu povo (At 3.1).

Lição 3 – AMOR: O milagre é gestado onde há amor: misericórdia, compaixão, identificação e empatia gestam o milagre (At 3. 4-6). Deus opera milagres por causa disso: “Mas tu, Senhor, és um Deus cheio de compaixão, e piedoso, e sofredor, e grande em benignidade e em verdade” (Sl 86.15; Lm 3.32). Jesus ao realizar milagres se movia de íntima compaixão (Mateus 9.27, 9.36; 14.14; 15.32; 20.34; Marcos 1.41; Lucas 7.13). Quem se preocupa com os outros pode fazer boas obras como o bom samaritano que “ia de viagem chegou ao pé dele e, vendo-o, moveu-se de íntima compaixão” (Lc 10.33).

Lição 4: BENEPLÁCITO: Os milagres não ocorrem por acaso. Ocorrem a partir do Beneplácito do Todo-Poderoso. Beneplácito é a aprovação régia de Deus, da sua autoridade, da sua instância superior no reino espiritual, como se Ele, em determinado momento, mediante um despacho determinasse o milagre (Sl 103.21, Ef 1.5,9). Vejamos os elementos do beneplácito de Deus, no sinal da cura do coxo, que operou através do ministério de Pedro:
1) Propósito Divino: O Beneplácito divino libera um milagre com o propósito de ser um sinal.

Os propósitos de Deus naquela cura eram:
a) libertar um ser humano da paralisia, da miséria e da marginalização;
b) abrir a porta da operação de milagres para o apóstolo Pedro e para a Igreja;
c) provocar o louvor do Seu próprio nome (At 3.8,9; 12b; 4.7,16);
d) despertar a atenção do povo judeu para ouvirem a pregação do Evangelho (At 3.9-26); vemos o mesmo quando da cura de Enéias (At 9.32-35), pois, em função deste milagre, a grande maioria da cidade de Lida e Sarona se converteu ao Senhor; o mesmo aconteceu em Jope: todos seus habitantes tomaram conhecimento do ressuscitamento de Dorcas e muitos creram no Senhor (At 9.42).
e) mostrar que o Evangelho não seria uma mera seita do Judaísmo.

2) Tempo de Deus: Beneplácito divino gera Milagres no tempo ( kairos) de Deus: Jesus algumas vezes deve ter passado por cima desse homem, mas não o curou durante seu ministério terreno (Mt 26.55b). Por certo, esta também não foi a primeira vez que o Pedro e João o viram (At 3.2).

3) Ajudinha Humana: Beneplácito divino pode usar seus anjos (Sl 103.21) ou os homens como usou o apóstolo Pedro, dando uma ajudinha ao coxo: Quem está em situação de fragilidade, precisando de um milagre, que não tem consciência do poder de Deus precisa de uma ajuda física. Lemos em At os3 que além de Pedro pedir para o coxo olhar para eles (v. 4b), tomou-o pela mão direita, o levantou (v. 7a).

4) Perlocuçao: Beneplácito divino tem como elemento desencadeador do milagre: a vida de oração, mas o elemento efetivador é a perlocuçao (o uso da palavra de autoridade) (At 3.6b)! Vemos a importância do uso da palavra na liberação do milagre também na cura de Enéias (At 9.32-35): “...Enéias, Jesus Cristo te dá saúde. Levanta-te, e faze a tua cama...”.

*
Continua...